Dois dedos de prosa: as crônicas de Júlia Lopes de Almeida no jornal O Paiz

LattesPaula Bernadete Montanari

Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória

Orientador: Rodrigo Camargo de Godoi

Resumo: A pesquisa tem por objetivo coletar, transcrever e analisar os textos jornalísticos que compõem a série de crônicas “Dois dedos de prosa” publicados pela escritora Júlia Lopes de Almeida (1862-1934), entre 1908 e 1912, no jornal republicano O Paiz (1884-1934). No âmbito da proposta do Mestrado Profissional em Ensino de História, o objetivo da investigação é propor uma sequência didática para o nono ano do Ensino Fundamental que apresente alternativas aos estudos sobre Primeira República, os quais são geralmente tematizados nos currículos das escolas do Estado de São Paulo com ênfase demasiada na política e na economia. Portanto, além das especificidades em torno da escrita feminina no início do século XX, a pesquisa analisará aspectos da sociedade e da cultura do período conforme enfocados nos textos. A sequência didática, que constitui na criação de uma página da rede social “Instagram” com o perfil fictício de Julia Lopes de Almeida, será aplicada em sala de aula pela pesquisadora responsável e terá a participação de uma amostragem de alunos entre trezes e quatorze anos, matriculados no nono ano do Ensino Fundamental.

Primeira República; Ensino de História; O Paiz; Julia Lopes de Almeida; ProfHistória.

Logos