O NEELIM
O Núcleo de Estudos da Edição, Literatura e Imprensa (NEELIM), órgão interdisciplinar de pesquisas vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tem por objetivos desenvolver o estudo e promover investigações sobre as práticas políticas e sociais de produção e difusão de textos, ficcionais e não-ficcionais, em diferentes suportes e temporalidades.
As pesquisas dedicam-se a produção de poetas, romancistas, dramaturgos e jornalistas em seu estreito diálogo com a dinâmicas sociopolíticas, a partir do pressuposto que os impressos, de um modo geral, e a literatura, em particular, são historicamente referenciados.
Em termos espaço-temporais, as pesquisas concentram-se na cultura impressa e nas literaturas dos séculos XVIII, XIX, XX e XXI produzidas no Caribe, América Latina, EUA e África em seus múltiplos domínios linguísticos.
As pesquisadoras e pesquisadores do NEELIM também interessam-se pelos processos de produção e circulação de impressos por meio da atuação de tipógrafos, livreiros, impressores, editores e censores, atentando, sobretudo, aos embates sociais e jurídicos que permearam tais processos.
Em termos de formação de quadros, as pesquisas realizadas no NEELIM compreendem as diferentes etapas da formação universitária, da Iniciação Científica ao Pós-Doutorado, contemplando também os discentes do Mestrado Profissional em Ensino de História orientados por docentes vinculados ao NEELIM.
Os interesses de investigação do NEELIM são:
- Literaturas Africanas
- Cultura Impressa no Mundo Atlântico
- História do Direito e História dos Impressos
- Marcadores de Gênero, Classe e Raça na Produção Literária
- História da Imprensa e do Jornalismo
- Cultura Imprensa e Ensino de História.