No dia 22 de novembro de 2021, Carlos Eduardo Alexandre Francisco, aluno do Programa de Pós-Graduação em História do IFCH-Unicamp e vinculado ao NEELIM, defendeu sua dissertação "Sociedad de color" no Prata: cidadania e interlocuções transnacionais na imprensa negra de Buenos Aires (1876-1882).
Por intermédio dos jornais da imprensa negra publicados em Buenos Aires entre 1876 e 1885 – nomeadamente La Broma, La Juventud e La Perla –, a investigação buscou entender as relações entrelaçadas entre intelectuais negros da região do Prata, observando como eles construíam vínculos e elaboraram projetos de cidadania. Neste sentido, tentou-se compreender de que modo esses atores sociais perceberam as desigualdades e forjaram identidades a partir de experiências compartilhadas que lhes permitiam construir solidariedades em meio aos processos de racialização vivenciados principalmente na Argentina no pós-abolição.
O mestrado foi orientado pelo prof. Rodrigo Camargo de Godoi e em breve estará disponível no Repositório Digital da Unicamp.